sexta-feira, 25 de abril de 2014

Coisas difíceis de encontrar!


Por Aléquison Gomes

Visitei três ótimas livrarias em BH, procurando um livro muito antigo que estou a fim de ler, mas não consegui encontrá-lo.

Surpreendentemente, verifiquei que ele está disponível para download na internet. E pelo que constatei, leva menos do que um minuto para tê-lo no meu computador.

Fiquei pensando, como seria bom se a sabedoria estivesse tão acessível assim, como estão os arquivos de PDF.

Nos nossos dias, é muito comum ver pessoas com muitas informações e pouca ou nenhuma sabedoria. Informação é pra todos. Sabedoria para alguns!

Nesse mar de tecnologia, as informações estão por todos os lados: se adquire lendo, ouvindo, assistindo TV, acessando sites e tudo mais. Sabedoria é que não é tão fácil assim!

A sabedoria requer muito mais do que argumentos bonitos ou respostas rápidas. E não se adquire decorando milhões de textos e falas _ se adquire confrontando valores na caminhada, nas diferenças nos erros, nos inevitáveis encontros e despedidas da vida.

Ter sabedoria é aprender a se colocar no lugar do outro. Missão teoricamente fácil nos textos de internet, mas que não se aplica com tanta elegância e facilidade assim, com a mesma intensidade na vida real.

E neste mundo caído, onde quase todos os lugares estão infestados de impiedades, contendas e disputas sem sentido; ter sabedoria é aprender a observar em silêncio se preciso, ser tardio para falar, vagaroso na ira e estar disposto a renunciar á presunção de querer ser sempre o dono da razão.

A sabedoria é um exercício que não se transmite em arquivos de Pen drive. Ela demanda tempo, reflexão, autoanálise e muita viagem interior.

E o livro que estou procurando? Háa, não baixei. Prefiro esperar até poder comprá-lo. Uma boa leitura se faz quando não tem nenhuma outra distração roubando minha concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...