terça-feira, 29 de abril de 2014

Um recado para os frescos, mimados e filhinhos de papai!


Por Aléquison Gomes

Tenho dado aulas e palestras para muitos adolescentes. Converso com eles! Percebo que muitos já amadureceram, mas outros são mimadinhos, frescos e ainda não entenderam como a vida funciona.

Para esses, deixo aqui alguns conselhos: 

01Existem coisas ruins, que não podem ser evitadas. E em algum momento da vida você terá que aprender a lidar com elas! E se te serve de consolo, saiba: resmungar, fazer pirraça, entrar em pânico e amaldiçoar o mundo não vai adiantar nada, só vai acumular o desconforto, aumentar a ansiedade e produzir mais insegurança ainda. Portanto melhor mesmo é enfrentar o temido, nem sempre ele é tão ruim quanto insinua sua imaginação. Às vezes o medo tem esse poder de fazer pequenas sombras virarem monstros enormes. 

02Ninguém morre de chorar. Então cale essa sua boca! Quando você perceber que quase ninguém se importa, você aprenderá a chorar apenas por motivos justos.(e tomara que quando esses verdadeiros motivos chegarem, você já tenha amadurecido de verdade).

03-Existem tarefas que são apenas suas. Ninguém tem a obrigação de fazer nada por você! Seus pais podem te achar o máximo e colocar comida na sua boca. Mas, você não os terá para sempre e o mundo não te tratará com a mesma ternura. Portanto trate-se de crescer e aprender a fazer o que tem que ser feito gostando ou não, pode ser ruim, mas você se acostuma. Não poderá se dar o luxo de fazer apenas o que gosta durante a vida toda.

04-Você não pode fazer grandes coisas, se não aprender a ser perseverante nas pequenas. Por mais insignificantes que elas sejam, se você se entregar á prática constante, poderá ser muito útil. E claro que com isso não vai mudar o mundo, mas mudará a si mesmo e isso já é um bom começo. 

05- O planeta tem milhões de habitantes, sendo que a maior parte passa todo tipo de necessidades e privações, portanto o mundo não vai parar só porque não conseguiu comprar o tênis de uma marca legal que viu na TV, então deixe de frescura e vá estudar ou arrumar um emprego. 

06-Não pense de si além do que convém. Dar cavalinhos de pau nas ruas com seu carro e colocar a vida das pessoas em risco, pode te dar moral diante dos seus amiguinhos, mas não o tornará menos patético do que eles. A vida tem coisas grandes para você, mas ela não espera você se decidir...tem que começar agora, para ficarmais fácil depois... 

A escolha é sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...