domingo, 23 de novembro de 2014

Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com bem


Por Aléquison Gomes

“Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com bem”

Este é um velho e sábio conselho, contido em uma carta escrita á Comunidade de Roma nos primeiros séculos da era cristã.

(Romanos 12-17).

Trazendo para os dias em que vivemos, dias de mentiras, animosidades e raiva generalizada; vencer o mal com bem, pode não ser a coisa mais óbvia ou mais fácil de fazer, mas é sem dúvida o que nos deixa mais pacificados.

Quanto a mim, há tempos, descobri que faz bem para alma responder á certas provocações com o silêncio, levar desaforo para casa quando necessário, não replicar ao ódio com o mesmo delírio e principalmente a não querer ter sempre razão!
Faz bem. A gente demora entender que na maioria dos casos, as brigas e discussões não são provocadas por divergências de opinião e sim pela guerra de egos, pela tentativa de proteger o nosso frágil território, pela ânsia de ser o último a falar, pelo desespero de fazer valer pensamentos que adotamos como nossas verdades, mesmo quando não são mais tão nossas assim.

Na briga do ID, não vence quem tem os melhores argumentos, vence quem fala mais alto, ou no caso da internet, quem tem mais tempo livre para continuar a briga até nocautear o outro que se entrega vencido pelo cansaço!

É claro que estou longe de ser santo, também perco a cabeça com muita freqüência, e solto um monte de palavrões para traduzir o que não consigo dizer.

Mas, tenho tentado tratar essa loucura como exceção, não como um modo de vida!
Como diz outro sábio conselho bíblico: Não deixem o sol se por sobre vossa ira!

Para quem ainda não se vendeu ao grande panteão dos deuses irados, da era moderna, a melhor alternativa ainda, é perseguir incansavelmente a paz, ainda que para isso, você tenha que aprender a preciosa arte de engolir enormes sapos de vez em quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...