quarta-feira, 5 de março de 2014

O cérebro desliga na frente de um líder religioso

No meu texto anterior falei sobre a falta de limites da incoerência religiosa e a facilidade que as pessoas têm de seguir a tais ensinamentos. (Aliás, pelo menos quase todas as pessoas que conheço preferem seguir o engano da maioria, mesmo tendo consciência do engano. Elas seguem, pois se sentem bem)

Está explicado: pesquisadores de uma Universidade da Dinamarca fizeram uma pesquisa e concluíram que  algumas partes do cérebro se desligam diante de um  líder religioso que afirma ou insinua ter poderes divinos.LEIA A MATÉRIA ABAIXO:

Quando estamos na frente de uma figura que consideramos carismática, as áreas do cérebro responsáveis pela vigilância e pelo ceticismo são desligadas. Essa é a conclusão de um estudo que analisou o cérebro de pessoas quando estão na presença de alguém que afirma ter poderes divinos.

Pesquisadores da Universidade Aarhus, na Dinamarca, estudaram cristãos petencostais, que acreditam que algumas pessoas possuem poderes proféticos, de cura e de sabedoria.


Usando um aparelho de ressonância magnética os cientistas analisaram os cérebros de 20 petencostais e 20 céticos enquanto eles assistiam cultos. Apenas os devotos tiveram mudanças nas atividades cerebrais em resposta às orações.

Partes do córtex pré-frontal, que têm papel fundamental de vigilância e que conferem importância para a informação que outras pessoas nos dão, eram completamente desativadas. Quando quem estava falando não era o pastor ou outro líder religioso, a atividade cerebral dos voluntários diminuía menos.

Para os especialistas isso explica porque algumas pessoas parecem ter mais influência sobre as outras. Não está claro se isso funciona apenas para líderes religiosos, mas os cientistas acreditam que o mesmo aconteça com pessoas com ótima oratória – políticos, advogados, médicos e, até mesmo, nossos pais.

Fonte: http://hypescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...