terça-feira, 23 de agosto de 2011

Natal e o consumismo desenfreado!


 Por Aléquison Gomes


Natal: A equação das decorações brilhantes, festas; peru assado e presentes. Muitos presentes!
Quando se aproxima essa data as pessoas parecem ficar um tanto quanto afetuosas. Por todos os lados se ouvem os votos técnicos e automáticos de “feliz natal”.

O bordão quase obrigatório nessa época do ano!
O grau de exigência quanto aos presentes, se torna cada vez mais incontestável e requintado, as variedades são imensas. E se nesta data não aparecerem os presentes modernos e super caros, inevitavelmente aparecem as contendas e discussões.
E depois de muitos anos comemorando o natal em uma sociedade materialista,
o que se pode ver é justamente isso: O consumismo desenfreando e a impressão de alegria como sendo bens apalpáveis tem crescido deliberadamente, enquanto o sentido do natal simplesmente não existe mais! 
Conseguimos transformar essa data, em uma orgia de comércios falaciosos!

 É assim, que nós os humanos mais animais do que os irracionais nos comportamos!

Oras que mal existe nisso? É o que você deve estar se perguntando! Respondo-te: Muito mal! Veja só: No meio de tudo isso, principalmente quando se trata de crianças; que são as mais almejadas para os presentes nessa data, existem dois pólos completamente doentios. 

O primeiro é o grupo daqueles que pertencem a uma família que tem um bom poder econômico!  Em muitos casos, o filho adulado e bajulado com presentes cada vez mais selecionados, geralmente se torna o típico idiota quando vira adulto! Porque desaprende o valor de tudo! No meio desse mundo mágico ele conhece apenas a linguagem do “eu quero agora”. 

E por isso vai se tornando cada vez mais ambicioso e exigente com aquilo que ganha. Aprendeu a ganhar; mas nunca soube o que é perder! Então quando não tem o que quer, bate o pé, faz pirraça e os pais logo se dobram aos seus desejos! 

Nesse mundo das maravilhas aprende a pisar nos outros sempre que quer conseguir algo, pois imagina ser um ser em que a vida lhe deve muitas coisas! Logo: Comete o erro de imaginar que o mundo o tratará com a mesma delicadeza e prontidão em que fora acostumado em casa!

 Ai que entra o fator adoecer dessa estória! O tempo passa e o individuo se vê diante de privações e dores. Não sabe o que fazer! Não o ensinaram no natal. Desespera e vira um tolo! 

Bom, o outro pólo é o grupo daquele que ao contrario do primeiro, não ganha nada no natal e nem em data nenhuma! Porque os pais não podem dar! São pobres. Mal conseguem colocar alimentos dentro de casa, trabalham de sol a sol em busca de comida, não de luxo. Mas, o filho ouviu por ai que no natal todos devem ganhar presentes. Chega em casa e cobra do pai, que entra para quarto e chora se derretendo na dor de não poder dar pro seu filho o que o resto de sua turma pode ter! 

O filho insiste, afinal é muito novo e não entende ainda! Ele ficou sabendo que o papai Noel na noite de natal, desce pela chaminé e deixa o presente desejado, é só colocar as sandálias atrás da porta. E ele cumpriu os procedimentos, fez tudo direitinho. Mas não funcionou e agora quer saber o porquê do papai Noel atender a todos e ignorá-lo em todo natal! 

Crianças são incompreensíveis! Querem respostas imediatas. O pai em uma tentativa desesperada arrisca um abraço! A criança se afasta. Não quer abraços; aprendeu que no Natal se ganha presentes, não abraços! Pra quem se entrega a doença do consumismo, abraços não são presentes, não aparecem abraços na propaganda da TV; o que aparece são as câmeras digitais, os Ipodes, mp4 e etc. 

O Pai não agüenta e mais uma vez chora desespero, amaldiçoa a vida, pede para os céus um milagre, se vê como um impotente, seu carinho e amor pelo filho não substituem mais o presente deixado pelo mal velhinho; que faz acepção de pessoas, que para os ricos deixa coisas legais na chaminé, mas para os pobres arranca até o que eles tinham: A alegria de ser o Herói do filho! 

Perante essas situações e diante do que o natal se tornou o que nos resta dizer? FELIZ NATAL? OU INFELIZ NATAL? Essas perguntas se unem a um nó na garganta e a forte impressão que o ser humano está em uma corrida acelerada ladeira abaixo nessa total inversão de valores que parece não ter fim! Resta-nos; a reflexão.

Mas; para quem acredita ainda que no natal se comemora o nascimento Daquele que veio nos reconciliar com Deus, trazendo a paz pra existência; deixo um forte abraço e o votos de que o natal não seja pra você uma boa oportunidade de se esconder por traz de seus presentes!

Mas realmente um tempo de aprender que o melhor presente que você pode disponibilizar é ser durante todo o ano, uma fonte de alegria, prazer e força para aqueles que você ama! 

Aléquison 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...