terça-feira, 23 de agosto de 2011

Os pastores de si mesmos! A muralha do engano

Por Aléquison Gomes 



É comum ir a alguma igreja e ouvir o pregador bradando no púlpito algum tipo de imposição quase que sentencial sobre a vida das pessoas. Em certos casos convocam até concílios extraordinários para decidir sobre o pecado alheio! São situações tão constrangedoras, que nenhuma mente consegue ficar sadia diante de tamanha pressão! 

Em uma passagem do NT Jesus afirma que certa junta de lideres de seu tempo percorria terra e mar para fazer alguém se converter a sua religião; e quando conseguiam, o fazia muito mais herdeiro do inferno de que o pobre coitado já era.

Por isso Jesus, enfrentava os “manda chuva” da sua época e declarava confiantemente que a mágica da coisa não é limpar o copo por fora, mas a grandeza consiste em cuidar do que estava sendo gerado por dentro! Daí, sua exortação quanto a não julgar o próximo, nem se deixar levar pelas exterioridades e ser sempre disposto a perdoar e se deixar perdoar.

Hoje podemos ver o oposto em boa parte das Igrejas. Muitos lugares têm até comissões para apontar os defeitos dos seus membros. Os sufocam com suas regras camufladas com aparência de piedade; enquanto omitem a palavra, O verbo, o evangelho!

Posto isso te pergunto: Porque então eles pregam as regras que nada podem contribuir para o aperfeiçoamento do caráter ao invés de falarem o que interessa de fato?


Eu mesmo te repondo: Porque a Verdade quando é pregada, trás a liberdade e a paz ao coração do homem e não prisão.

Já no caso das doutrinas criadas; produzem os efeitos opostos.

A saber: Trazem a escravidão e o medo!

E uma vez que o povo está escravizado e alienado faz tudo que os “ungidos” mandam.

E assim fica muito mais fácil o super controle da membresia, que dominada por tanto medo perde até a coragem de pensar. Engole qualquer coisa.

E enquanto isso: Para segurar gente, a turma vai fazendo qualquer tipo de negócio. Com direito até recorrer ao enojado saco de politicagens que muitos carregam nas costas. Bajulação como isca. Combinação perfeita!
E assim; continuam empurrando na garganta dos ouvintes suas falácias. E alguns até se gabam de “estar dando frutos”, pois agora confundem “dar frutos” com aglomerar o maior número de pessoas em um mesmo lugar. Parece que o povo é somente uma massa de manobra, ou um algarismo a mais em suas contabilidades.
Jesus ainda insiste em gritar: Esse povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.

É preciso acontecer uma revolução no meio cristão. E essa; te garanto que já começou! As pessoas precisam entender que o evangelho não é busca aos poderes desse mundo! Mas sim: Amor, paz, misericórdia, arrependimento, justiça e simplicidade.

É hora de fazer alguma coisa! E tem haver com decisões radicais. Uma convocação para quem tem coragem.

Palavras já foram ditas aos montes e se perderam na oportuna invalidez de seu próprio eco. Cânticos, gritos e barulhos de instrumentos já provaram que não são o suficiente para alcançar o Reino!

O que resta é começar, tudo outra vez. Como na igreja primitiva; daqueles que ainda eram chamados simplesmente de: “Os do Caminho”!
É o momento de fazer valer o verdadeiro significado da frase: “Não se conformem como esse mundo, mas mudem-no pela renovação do vosso entendimento”.

Muita luz e entendimento ao seu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...